segunda-feira, 19 de agosto de 2013

como fabricar telhas de eternit (0008)

Autor: Fábio Henrique Vicente


Pra quê pagar se você pode construir? Ainda mais sabendo que latinha a gente compra direto!
Neste tutorial, vamos aprender, rapidamente (talvez o menor tutorial que eu farei na vida sobre ferreomodelismo), como construir telhas do tipo eternit, para você usar nas construções de sua maquete.


Ferramentas necessárias:
1m alicate de bico fino, 1 estilete profissional, 1 régua de alumínio e 1m martelo médio.


Materiais necessários:
- cerca de 80 centímetros de arame de 1 milímetro de espessura.
- um pedaço de madeira (bem forte! mdf não...), medindo: 0,7 x 2,5 x 7 centímetros.
- 10 pregos de tamanho 10x10.
- latinhas de refrigerantes de alumínio.
Obs: "caso você tenha em casa, em sua coleção particular, latinhas dos
anos 80, nem pense em usá-las! são 10 vezes mais grossas! rsrsrsrsrs"

Veja na figura abaixo, do lado esquerdo da foto, o dispositivo que eu "fabriquei", para depois "fabricar" as telhinhas de eternit:

Primeiro vamos fabricar o dispositivo (o molde)!

Sigas estas etapas:
1 - Pegue o pedaço de madeira maciça e deixe-o sobre a sua mesa, ou bancada.
2 - Corte vários pedaços de arame. Eu cortei apenas 4. Cada um destes pedaços de arame deve ter o tamanho suficiente para dar uma única volta no pedaço de madeira, sendo que o comprimento de sua telha de eternit, após fabricada por você, deverá ter cerca de 2,5cms, sendo este a altura do pedaço da madeira. Acompanhe isto na foto acima!
3 - Pegue o alicate de bico fino e junte as duas pontas do primeiro arame que você pegou para ser preso do lado do pedaço de madeira. Para fazer isto, juntas as 2 pontas e dê giros até o arame ficar bem preso na madeira, mas não tão preso assim pois você terá que fixar ao lado deste primeiro arame colocado os outros três arames restantes, e todos com um pouco de folga! Uma vez fixado os 4 arames, corte um pequeno pedaço de arame (também de 1mm heim!,veja o tamanho que eu cortei, ele está ao lado das telhas prontas), e faça o seguinte: coloque este pedaço de arame cortado entre o primeiro e o segundo arame, mas sem ficar folgas. Segure com os seus dedos, na parte da frente do dispositivo (o molde!), os três arames que eu acabei de mencionar! Pegue o alicate de bico fino, aperte o primeiro arame lá na parte de trás da madeira, e veja se ele está alinhado com a superfície da madeira, caso contrário sua telha de eternit vai ficar "toda tortinha". Depois firme mais uma vez o segundo e terceiro arame, fazer com que ele encostem bem juntinho ao primeiro arame, já que o primeiro arame não vai mais sair do lugar. Repita este procedimento de checagem e amarração firme para os armares de número 2, 3 e 4. Entre a fixação de um arame e outro você deve martelar um preguinho 10x10 entre um arame e outro, onde com isto evitara que o arame corra pros lados.
Veja na foto abaixo o verso da madeira, com os arames amarrados:





 Sua "fabriquinha" de telhas ficou pronta!



Veja que eu mesmo usei mdf e me arrependi.
Note na madeira três pregos martelados ao
lado dos arames para conter a rachadura
provocada após eu martelar os cinco pregos
na lateral da madeira.







Agora chegou a hora de fabricar as tão sonhadas "telhas gratuitas"!

Sigas estas etapas:

1 - Pegue o estilete profissional, e corte (retire!) da lata de refrigerante a base e o topo. Cuidado que pode ser mais perigoso a lata do que o manuseio do próprio estilete, pois esta lata que fabricam hoje em dia é bem fininha, na verdade uma finíssima lâmina, mas que corta mesmo!

2 - Agora você deve ter em suas mãos não mais uma lata inteira, mas sim um cilindro de alumínio! Faça um corte lateral, à fim de se obter o formato de uma folha retangular de alumínio. Se quiser, retire o filme que há colado na parte de dentro da lata de alumínio.

3 - Pegue a régua de alumínio e com o estilete corte chapas com medidas aproximadas de 2,5 x 2cms. Neste caso, 2,5cms será o comprimento da telha. Já a sua largura, que inicialmente lá na chapa estava em 2cms, deve ficar com cerca de 13mms. Ou seja, ela encolhe por causa das ondinhas que serão feitas nela!

4-Acompanhe na figura abaixo como chanfrar a telha e com isto obter as "ondinhas" sobre ela.





Se tiver duvidas me mande email para fhvsoft@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário